Personas

26-01-2022

Sabe o que são buyer personas ou somente personas?

Quem criou o conceito de personas foi Alan Cooper, designer e programador de softwares, ao desenvolver um sistema de gerenciamento de projetos em 1983.

Persona é a representação fictícia do seu público-alvo agrupada em uma pessoa só. Uma persona tem cor, sexo, idade, religião, naturalidade e diversas características importantes que uma pessoa real tem. A persona tem uma história de vida, objetivos, preocupações e motivações.

Diferença entre persona e público-alvo

Público-alvo refere-se a um grupo particular de consumidores e/ou organizações que possuem um perfil semelhante e que possam vir a se interessar pelos produtos e serviços da empresa. Sendo assim, é um público mais abrangente.

Já a persona é mais específica, na qual pode ser considerada como a representação do cliente ideal.

Mas qual a sua importância?

O objetivo é criar um perfil que sintetize as principais características dos clientes para que a marca consiga criar estratégias alinhadas ao seu público e capazes de atender suas demandas.

Criar uma persona faz com que a empresa tenha mais facilidade em direcionar suas ideias ao seu público. Saber com quem está a falar e dizer o que deseja da forma correta é de extrema importância no marketing.

A persona garante que não se perca na sua estratégia e acabe, por exemplo, oferecendo carne a vegetarianos.

Alguns dos motivos que demonstram a importância da criação de personas são:

  • Determinar o tipo de conteúdo necessário para o sucesso de uma campanha;
  • Definir a linguagem e o visual do seu conteúdo;
  • Apresentar o público que será o foco de suas estratégias;
  • Definir sobre o assunto que será abordado;
  • Entender onde os clientes em potencial buscam suas informações e como desejam adquiri-las.

Como criar a sua persona?

A criação da persona é um processo.

Para que cumpra o seu papel, a persona deve ser resultado de pesquisa, análise e construção. Essencialmente, ela deve seguir estes cinco passos:

  • Coletar os dados de clientes;
  • Realizar perguntas a esses clientes;
  • Analisar os dados coletados;
  • Estruturar a persona;
  • Compartilhar a persona com a equipe.

Mas como criar uma persona sem clientes?

Nesses casos, existem outros métodos de pesquisa que você pode usar para conhecer melhor o público que interage com a sua marca e quem seria um cliente ideal. Estas são as principais soluções:

  • Pesquisas de mercado (com respondentes que se encaixem no seu público-alvo);
  • Pesquisas com a sua base de contatos;
  • Análises do Google Analytics (se a empresa já tem um site ou blog);
  • Análise de concorrentes.

Uma combinação entre esses métodos permite extrair dados confiáveis para construir a sua persona. Eles também podem ser usados para complementar a coleta de dados com clientes, caso você já tenha.

Quantas Personas são necessárias?

Se elas servem para definir a comunicação, então quanto maior a quantidade criada, mais complexo será todo o processo de marketing digital. Serão mais anúncios, conteúdos, patrocínios em mídia e indicadores para analisar o desempenho. Então para iniciar, 2 Personas é um bom número. Trabalhar com 5 personas, por exemplo, é um cenário de maturidade avançado, indicado para grandes equipes de marketing digital.

JOANA CARDOSO | IEFP | TCSD | ACÇÃO 40 | 2021 - 2022
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