Personas
Sabe o que são buyer personas ou somente personas?
Quem criou o conceito de personas foi Alan Cooper, designer e programador de softwares, ao desenvolver um sistema de gerenciamento de projetos em 1983.
Persona é a representação fictícia do seu público-alvo agrupada em uma pessoa só. Uma persona tem cor, sexo, idade, religião, naturalidade e diversas características importantes que uma pessoa real tem. A persona tem uma história de vida, objetivos, preocupações e motivações.
Diferença entre persona e público-alvo

Público-alvo refere-se a um grupo particular de consumidores e/ou organizações que possuem um perfil semelhante e que possam vir a se interessar pelos produtos e serviços da empresa. Sendo assim, é um público mais abrangente.
Já a persona é mais específica, na qual pode ser considerada como a representação do cliente ideal.
Mas qual a sua importância?
O objetivo é criar um perfil que sintetize as principais características dos clientes para que a marca consiga criar estratégias alinhadas ao seu público e capazes de atender suas demandas.
Criar uma persona faz com que a empresa tenha mais facilidade em direcionar suas ideias ao seu público. Saber com quem está a falar e dizer o que deseja da forma correta é de extrema importância no marketing.
A persona garante que não se perca na sua estratégia e acabe, por exemplo, oferecendo carne a vegetarianos.
Alguns dos motivos que demonstram a importância da criação de personas são:
- Determinar o tipo de conteúdo necessário para o sucesso de uma campanha;
- Definir a linguagem e o visual do seu conteúdo;
- Apresentar o público que será o foco de suas estratégias;
- Definir sobre o assunto que será abordado;
- Entender onde os clientes em potencial buscam suas informações e como desejam adquiri-las.
Como criar a sua persona?
A criação da persona é um processo.
Para que cumpra o seu papel, a persona deve ser resultado de pesquisa, análise e construção. Essencialmente, ela deve seguir estes cinco passos:
- Coletar os dados de clientes;
- Realizar perguntas a esses clientes;
- Analisar os dados coletados;
- Estruturar a persona;
- Compartilhar a persona com a equipe.

Mas como criar uma persona sem clientes?
Nesses casos, existem outros métodos de pesquisa que você pode usar para conhecer melhor o público que interage com a sua marca e quem seria um cliente ideal. Estas são as principais soluções:
- Pesquisas de mercado (com respondentes que se encaixem no seu público-alvo);
- Pesquisas com a sua base de contatos;
- Análises do Google Analytics (se a empresa já tem um site ou blog);
- Análise de concorrentes.
Uma combinação entre esses métodos permite extrair dados confiáveis para construir a sua persona. Eles também podem ser usados para complementar a coleta de dados com clientes, caso você já tenha.
Quantas Personas são necessárias?
Se elas servem para definir a comunicação, então quanto maior a quantidade criada, mais complexo será todo o processo de marketing digital. Serão mais anúncios, conteúdos, patrocínios em mídia e indicadores para analisar o desempenho. Então para iniciar, 2 Personas é um bom número. Trabalhar com 5 personas, por exemplo, é um cenário de maturidade avançado, indicado para grandes equipes de marketing digital.