Marketing Mix

17-01-2022

Se quer saber o que é mix de marketing, entender sua importância e como os 4 Ps e as suas expansões te podem ajudar na sua estratégia de marketing, este texto é para si.

O que é mix de marketing ou composto de marketing?

O marketing mix refere-se ao conjunto de elementos variáveis que deve considerar na sua estratégia de marketing. Ele é formado por 4 pilares, conhecidos como os 4 Ps do marketing, que se unem para que as estratégias sejam desenvolvidas.

Produto

O primeiro dos 4 Ps do marketing é o que você vende e ao valor percebido pelo consumidor. Isso envolve muito mais do que o produto ou serviço em si. É também preciso considerar peças, materiais, forma, mão de obra, fabricação, embalagem, assistência técnica, garantia etc.

O ciclo de vida de um produto é como ele se comporta no mercado em diferentes fases.

Ciclo de vida de um produto passa por 4 fases:

  • Introdução - fase experimental
  • Crescimento - aumento das vendas
  • Maturidade - estabilização do produto e está no topo das vendas
  • Declínio - a concorrência apresenta um nomo produto
Fonte: Wikipedia
Fonte: Wikipedia

Temos ainda diferenciação onde é feita a análise dos benefícios que a concorrência não satisfaz, como por exemplo, a qualidade, durabilidade, funcionalidade e desemprenho.

Preço

O segundo dos 4 Ps é por quanto você vende o produto, isto é, o montante que os consumidores estão dispostos a prescindir para obter determinado produto. É um bom instrumento para a construção do posicionamento.

Existem 2 factores que determinam o preço:

  • A procura - lei da procura e da oferta
  • A estrutura de custos - peso dos custos fixos e dos custos variáveis.

Temos também a PENETRAÇÃO e a DESNATAÇÃO, a primeira é a introdução no mercado com um preço baixo que ajuda a captar uma cota de mercado, já a segunda é exactamente o contrário é a entrado no mercado com um preço elevado que vai baixando durante o ciclo de vida do produto, a desnatação surge efeito quando não há concorrentes no mercado.

Distribuição

O terceiro dos 4 pilares do marketing mix é onde você vende o produto, isto inclui os canais de distribuição e toda a logística envolvida nessa disponibilidade.
Existem 2 tipos de venda, directa e indirecta:


Tipos de distribuição

1. Distribuição exclusiva

No formato de distribuição exclusiva, o intermediário leva os produtos da empresa a pontos de venda específicos.

Isso significa que apenas pontos de venda exclusivos poderão vender os produtos para o consumidor.

2. Distribuição seletiva

Na distribuição seletiva, as vendas são feitas para um grupo específico de intermediários, massifica a venda, mas ainda mantem controlo sobre a cadeia.

3. Distribuição intensiva

Por fim, na distribuição intensiva, o fabricante insere o seu produto no maior número possível de pontos de venda.

Esta forma de distribuição é geralmente usada por fabricantes de produtos com valor baixo e alta frequência de consumo.

Comunicação

O quarto dos 4 Ps do marketing é a divulgação da empresa e dos seus produtos, para informar os potenciais e actuais clientes. Os principais objectivos da comunicação são:

  • Informar
  • Recordar
  • Persuadir

A publicidade é a comunicação paga e feita pelas "organizações" através de diversos meios.

JOANA CARDOSO | IEFP | TCSD | ACÇÃO 40 | 2021 - 2022
Desenvolvido por Webnode Cookies
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora