Marketing Mix
Se quer saber o que é mix de marketing, entender sua importância e como os 4 Ps e as suas expansões te podem ajudar na sua estratégia de marketing, este texto é para si.
O que é mix de marketing ou composto de marketing?
O marketing mix refere-se ao conjunto de elementos variáveis que deve considerar na sua estratégia de marketing. Ele é formado por 4 pilares, conhecidos como os 4 Ps do marketing, que se unem para que as estratégias sejam desenvolvidas.
Produto
O primeiro dos 4 Ps do marketing é o que você vende e ao valor percebido pelo consumidor. Isso envolve muito mais do que o produto ou serviço em si. É também preciso considerar peças, materiais, forma, mão de obra, fabricação, embalagem, assistência técnica, garantia etc.
O ciclo de vida de um produto é como ele se comporta no mercado em diferentes fases.
Ciclo de vida de um produto passa por 4 fases:
- Introdução - fase experimental
- Crescimento - aumento das vendas
- Maturidade - estabilização do produto e está no topo das vendas
- Declínio - a concorrência apresenta um nomo produto

Temos ainda diferenciação onde é feita a análise dos benefícios que a concorrência não satisfaz, como por exemplo, a qualidade, durabilidade, funcionalidade e desemprenho.
Preço
O segundo dos 4 Ps é por quanto você vende o produto, isto é, o montante que os consumidores estão dispostos a prescindir para obter determinado produto. É um bom instrumento para a construção do posicionamento.
Existem 2 factores que determinam o preço:
- A procura - lei da procura e da oferta
- A estrutura de custos - peso dos custos fixos e dos custos variáveis.
Temos também a PENETRAÇÃO e a DESNATAÇÃO, a primeira é a introdução no mercado com um preço baixo que ajuda a captar uma cota de mercado, já a segunda é exactamente o contrário é a entrado no mercado com um preço elevado que vai baixando durante o ciclo de vida do produto, a desnatação surge efeito quando não há concorrentes no mercado.
Distribuição
O
terceiro dos 4 pilares do marketing mix é onde você vende o produto, isto
inclui os canais de distribuição e toda a logística envolvida nessa
disponibilidade.
Existem 2 tipos de venda, directa e indirecta:

Tipos de distribuição
1. Distribuição exclusiva
No formato de distribuição exclusiva, o intermediário leva os produtos da empresa a pontos de venda específicos.
Isso significa que apenas pontos de venda exclusivos poderão vender os produtos para o consumidor.
2. Distribuição seletiva
Na distribuição seletiva, as vendas são feitas para um grupo específico de intermediários, massifica a venda, mas ainda mantem controlo sobre a cadeia.
3. Distribuição intensiva
Por fim, na distribuição intensiva, o fabricante insere o seu produto no maior número possível de pontos de venda.
Esta forma de distribuição é geralmente usada por fabricantes de produtos com valor baixo e alta frequência de consumo.
Comunicação
O quarto dos 4 Ps do marketing é a divulgação da empresa e dos seus produtos, para informar os potenciais e actuais clientes. Os principais objectivos da comunicação são:
- Informar
- Recordar
- Persuadir
A publicidade é a comunicação paga e feita pelas "organizações" através de diversos meios.